c7253c18-3902-4e98-866f-1c34f23bd800

Juntamente com a primeira prova do Oliveira Cup, troféu de iniciação promovido por Miguel Oliveira e apoiado pela FMP, começou ontem em Portimão a primeira época do Troféu Velocidade 2020. Destinado a pilotos muito jovens – entre os 6 e os 12 anos – que começam a descobrir o prazer da competição em duas rodas com toda a segurança que um circuito e o equipamento adequado podem proporcionar.

Tal como tem acontecido nas acções de divulgação a participação neste primeira prova não teve qualquer custo para os pequenos pilotos que foram convidados a participar nesta estreia da Velocidade 2020 aos lado dos pilotos da Oliveira Cup. O fantástico Kartódromo Internacional do Algarve e os seus poucos mais de 1.500 metros foram a escolha perfeita para este arranque de segundo ano de 2020 – que pretende ajudar a colocar 20 novos pilotos nas pistas portuguesas em 2020.

Desportivamente foi Ivan Ribeiro quem venceu ambas as corridas sempre na frente de Tiago Balhé e Dinis Mesquita, notando-se acima de tudo clara evolução em todos eles entre a primeira e a segunda corrida, numa jornada em que estiveram sete motos em pista, as seis que integram o ‘parque’ da Velocidade 2020 e uma sétima gentilmente cedida por Miguel Praia.

Juntamente com toda a componente desportiva uma especial atenção foi igualmente dedicada à formação dos jovens e pela voz de António Lima os pequenos aprendizes ouviram também recomendações sobre a forma de estar em pista, desportivismo perante os adversários e igualmente o sempre essencial equilíbrio entre o desporto e a vida académica.

“Não nos podemos esquecer que estamos a falar de miúdos com pouca experiência de andar de moto. Muitos deles estão a dar os primeiros passos e o que pretendemos acima de tudo é que eles se motivem e ganhem o gosto. Esse é o primeiro passo.” Comenta António Lima, desde o primeiro momento um dos impulsionadores deste projecto ao lado da FMP e da Motoval Neumáticos. “Depois de eles ganharem o gosto é que poderemos começar a trabalhar de forma mais direccionada e isso é possível em Portugal.” Referiu igualmente aquele que é o director de prova também do Oliveira Cup.

Para Manuel Marinheiro este é mais um ciclo que se inicia no seio da FMP e é com natural carinho que o presidente da FMP olha para ambas as iniciativas, que têm objectivos semelhantes mas seguem ideologias diferentes e que se complementam. “A Velocidade 2020 e o Oliveira Cup pretendem descobrir e ajudar novos valores na velocidade em Portugal. São dois projectos muito importantes e que me dão muito gozo pessoal ver nascer. Em conjunto tivemos quase duas dezenas de pilotos em pista, todos muito jovens e só poder olhar para eles ao lado do Miguel Oliveira é já um motivo de enorme satisfação.”

CLASSIFICAÇÕES

Velocidade 2020 – Corrida 1
1º Ivan Ribeiro – IMR com 25 voltas
2º Tiago Balhé – IMR a 2 voltas
3º Dinis Mesquita – IMR a 3 voltas
4º Afonso Palma – IMR a 4 voltas
5º Afonso Nunes – IMR a 4 voltas

Velocidade 2020 – Corrida 2
1º Ivan Ribeiro – IMR com 18 voltas
2º Tiago Balhé – IMR a 24.858s
3º Dinis Mesquita – IMR a 1 volta
4º Afonso Nunes – IMR a 2 voltas
5º Afonso Palma – IMR a 4 voltas

Please follow and like us:
Velocidade 2020: Novos valores estrearam-se em Portimão
FMP