Modalidades

 

Gala dos Campeões 2017: Noite de consagração no Estoril

Após um ano de 2017 onde se realizaram mais de uma centena de provas desportivas válidas para os diversos campeonatos nacionais de motociclismo onde participaram os mais de 1300 atletas com licença desportiva, a Federação de Motociclismo de Portugal juntou ontem no Salão Preto e Prata do Casino Estoril os campeões nacionais da época, marcas, patrocinadores, entidades oficiais e os membros das diversas comissões das modalidades.

(mais…)

2017 foi ano de crescimento

AG

No fecho de mais um ano a sede da Federação de Motociclismo de Portugal recebeu no passado Sábado a Assembleia Geral Ordinária da instituição onde foram divulgados os planos de actividades para o próximo ano nas diversas áreas de intervenção da FMP em conjunto com a aprovação do orçamento para o ano de 2018.

Mais uma vez foram os delegados a exercer o seu direito de voto tendo comparecido ao acto 15 dos 40 representantes, dois deles via video-conferência, aos quais se juntaram 13 clubes.

(mais…)

CN Trial: Campeonato regressou em Chaves com vitória de Vieira

Terminado o período estival e após uma longa paragem o campeonato nacional de trial regressou este fim-de-semana à actividade para cumprir mais uma ronda, desta feita em Chaves.

Numa tarde marcada pelas temperaturas elevadas mas com o céu carregado a ‘ameaçar’ chuva, foram 43 os pilotos que enfrentaram as oito zonas de obstáculos – cumpridas por quatro vezes – desenhadas em terreno com pedras de granito e muita tracção mas onde a terra bastante seca entre as pedras condimentava a dificuldade com a sua tracção reduzida.

(mais…)

TdN 2017: Equipas portuguesas em Baiona

No final de mais uma época desportiva cinco pilotos lusos estiveram na cidade galega de Baiona em Espanha a participar em mais uma edição do Trial das Nações. Dividido por duas equipas, masculina e feminina, o quinteto português contou com Rita Vieira e Sofia Porfirio na competição das Senhoras, cabendo a Diogo Vieira, Filipe Paiva e Manuel Teixeira a representação masculina no Troféu Internacional e onde estiveram 13 equipas.

(mais…)

Jogos Santa Casa: Patrocínio renovado até 2018

Os Jogos Santa Casa (JSC) renovaram o patrocínio com a Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) até 2018. Esta parceria estabelece que os Jogos Santa Casa são o Patrocinador Oficial das Selecções Nacionais séniores e de duas provas internacionais: o Mundial de Enduro em Castelo Branco, e a Taça do Mundo de Bajas em Idanha-a-Nova.

Para além do patrocínio às Seleções Nacionais e às maiores provas dos calendários, os Jogos Santa Casa quiseram também apostar na prevenção rodoviária, promovendo iniciativas de sensibilização para as boas práticas de condução.

Neste âmbito estão previstas actividades dirigidas ao público interno e utentes da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), que visam o contacto e experimentação, assim como o aperfeiçoamento na condução de um motociclo. Estão ainda previstas acções de baptismo de pista em UTV para portadores de deficiência, cursos de condução defensiva e a participação de colaboradores da SCML no Portugal Lés-a-Lés (um evento de mototurismo, que promove o convívio e o conhecimento do nosso riquíssimo património paisagístico, histórico e cultural).

Maria João Matos, directora de Comunicação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, mostrou-se satisfeita com a renovação desta “aliança” e afirma que “este foi um acordo natural, que vem reforçar a parceria que os Jogos Santa Casa têm, desde 2013, com a FMP e que decorre da política de patrocínios seguida nos últimos anos pelos Jogos Santa Casa, assente no apoio ao universo federativo e aos Comités Olímpico e Paralímpico”.

A directora de comunicação sublinha, ainda, que “os Jogos Santa Casa acreditam no sonho e apostam na vitória do talento nacional.” Recorda, também, que “actualmente apoiam 12 federações desportivas e que são a marca que mais apoia o desporto em Portugal.”

Nacional de Trial: Regresso a Trás-os-Montes

Em dia de muito calor o campeonato nacional de trial realizou mais uma das suas rondas 2017 no passado fim-de-semana, desta vez em Pombal de Ansiães no que foi igualmente um regresso a paragens de Trás-os-Montes, região com forte tradição na modalidade no nosso país.

Com o sempre apaixonado público transmontano a optar por paragens mais frescas a prova decorreu com menor moldura humana e ao longo das quatro voltas ao percurso – com oito zonas de obstáculos onde a pedra granítica e a terra obrigaram a precisão nas linhas escolhidas e acerto no dosear de acelerador – foram notadas as ausências de Rita Vieira, a participar na Baja de Aragão em Espanha, e de Martim Garcia, com não presença deste a facilitar a ascensão de um novo nome ao degrau mais alto do pódio da sua classe.

(mais…)

FMP