Modalidades

 

Góis recebeu 400 castanheiros para recuperar a esperança

 

LALARVORE

Primeiro passo da campanha Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés, Góis recebeu esta sexta-feira 400 castanheiros para ajudar os habitantes das áreas afetadas pelos devastadores incêndios dos últimos anos na recuperação das zonas ardidas. E foram dezenas as pessoas que, à hora marcada, apareceram no Largo do Pombal, para receber as árvores autóctones doadas pela Federação de Motociclismo de Portugal à Câmara Municipal de Góis, sublinhando o sucesso da iniciativa reveladora da solidariedade de todos os motociclistas. De Norte a Sul do País!

Momento de esperança para populações que viram arder não só a floresta como terrenos de cultivo e mesmo algumas habitações, como as 10 casas atingidas na aldeia do Sobral, mas que, longe de desistir, entregaram-se de ‘alma e coração’ à árdua tarefa de retomar a normalidade de uma vida ameaçada pelas chamas. Resiliência que a FMP fez questão de sublinhar, durante a cerimónia de entrega no centro de Góis, acompanhada de útil explicação de como plantar, cuidar e enxertas estas árvores, em pequena ‘aula’ dada pelo motociclista e produtor de castanheiros da serra da Padrela, Leonel do Adro.

Entrega às pessoas que atempadamente se inscreveram junto da edilidade goiense e que foi acompanhada por folhetos que explicam as vantagens de plantar uma árvore autóctone em detrimento de uma espécie não natural da região, como a maior resistência a incêndios, promoção de solos mais férteis, de nascentes com mais água e melhor qualidade de paisagens e de vida a quem a rodeia. A entrega das restantes 2800 árvores autóctones, dos carvalhos-negrais, sobreiros e azinheiras, aos medronheiros e pinheiros-mansos, passando pelos choupos-brancos, cerejeiras-bravas, bordos e carvalhos-robles prosseguirá, durante o mês de fevereiro, em concelhos de norte a sul do país. Áreas flageladas por incêndios florestais nos últimos anos, de Trás-os-Montes ao Algarve, de Boticas a Silves, atravessados pela última edição do Portugal de Lés-a-Lés Off-Road, em Setembro de 2017.

Fase 2 do ‘Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés’ arranca em Góis

ArvoresLALOR

Cumprindo promessa feita pela Federação de Motociclismo de Portugal durante a 3ª edição do Portugal de Lés-a-Lés Off-Road, começa amanhã, sexta-feira, dia 9 de Fevereiro, a segunda fase da campanha de sensibilização “Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés” com a doação de 400 castanheiros à Câmara Municipal de Góis. Cerimónia que acontece pelas 14h30, no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira – mais conhecido como Largo do Pombal – sendo as árvores entregues de imediato pela edilidade goiense aos muitos munícipes que mostraram vontade em plantá-los nos seus terrenos e quintais.

(mais…)

20º Portugal de Lés-a-Lés foi apresentado na Figueira da Foz

LALPresent

Primeiro acto oficial do 20.º Portugal de Lés-a-Lés, a apresentação do evento organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal teve lugar na Figueira da Foz, atraindo centenas de mototuristas que viajaram de todo o País para não perder o desvendar das muitas surpresas guardadas para tão importante edição, como para garantir, desde já, lugar em mais uma caravana que se prevê recordista. Pontapé de saída para a grande aventura que, de 30 de Maio a 2 de Junho, ligará Faro a Felgueiras com paragem em Portalegre e Lamego, desvendando com maior pormenor o trajeto de 1160 quilómetros, distribuidos por 4 dias, em figurino que tão bem funcionou em 2017. Percurso completamente novo em mais de 50% da extensão e que, por outro lado, recupera locais que não são visitados há muitos anos, procurando mostrar o lado menos conhecido de um País de marcantes diferenças paisagísticas e de grande beleza.

(mais…)

Calendário Mototurismo 2018

LES

Mantendo uma estrutura semelhante a anos anteriores o calendário de concentrações e eventos mototuristicos 2018 foi apresentado a aprovado na Assembleia Geral da FMP do passado Sábado. Numa época que promete novamente ser bastante animada o momento alto será certamente a 20ª edição do Portugal de Lés-a-Lés, um evento único que irá desta feita ligar o Algarve ao Minho entre os dias 30 de Maio e 2 de Junho.

(mais…)

2017 foi ano de crescimento

AG

No fecho de mais um ano a sede da Federação de Motociclismo de Portugal recebeu no passado Sábado a Assembleia Geral Ordinária da instituição onde foram divulgados os planos de actividades para o próximo ano nas diversas áreas de intervenção da FMP em conjunto com a aprovação do orçamento para o ano de 2018.

Mais uma vez foram os delegados a exercer o seu direito de voto tendo comparecido ao acto 15 dos 40 representantes, dois deles via video-conferência, aos quais se juntaram 13 clubes.

(mais…)

Moto Clube do Porto distinguido na Gala da FIM

Presença notada na Gala de Entrega de Prémios da Federação Internacional de Motociclismo, lado a lado com todos os campeões do Mundo das diversas modalidades, o Moto Clube do Porto esteve em Andorra para receber o FIM Fair Play Award. Distinção entregue pela primeira vez a um clube de vocação mototurística, na sequência do apoio dado a um casal canadiano que sofreu um acidente em Portugal, já depois do FIM Mototour of Nations, em setembro de 2016.

(mais…)

FMP