Modalidades

 

Mototurismo pelo interior do Triângulo Dourado

Foto de Grupo MR Albufeira Outubro 2018

Grande fim-de-semana mototurístico do Moto Clube de Albufeira, à descoberta do concelho de Loulé e arredores. A entusiástica caravana composta por 36 motos e 60 participantes na 5ª jornada do 22º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2018 que decorreu nos passados dias 6 e 7 de Outubro, maravilhou-se com as belezas do barrocal algarvio até às belas praias e campos de golfe. Um passeio mototurístico memorável, proporcionado pelos incansáveis elementos do Moto Clube de Albufeira!

(mais…)

Praias algarvias como prémio de aventura

Chegada à Praia dos Pescadores em Albufeira

Prémio merecido depois da intensa canícula e muito pó durante o 4º Portugal de Lés-a-Lés Off Road, o mergulho nas praias de Albufeira foi tónico retemperador para os 350 mototuristas que, ao longo de 3 dias, descobriram o interior do País, desde Macedo de Cavaleiros e maioritariamente por caminhos de terra batida, estradões e outros trilhos. Afinal o calor que tanto massacrou o pelotão durante os 900 quilómetros desde o nordeste transmontano, com paragens em Castelo Branco e Reguengos de Monsaraz, não podia ter só coisas más e justificou plenamente o peso dos calções de banho na bagagem.

(mais…)

Alentejo de todas as paixões em off-road

De Castelo Branco a Reguengos de Monsaraz foram quase 300 os quilómetros percorridos pelos 350 mototuristas que participam no 4.º Portugal de Lés-a-Lés, levando na bagagem desejos de descoberta, muita animação e… árvores para reflorestar o País, de Norte a Sul. No maior evento mototurístico da Europa em fora de estrada, atraindo também motociclistas de Espanha (muitos!), França, Suíça, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo e Inglaterra, tempo para reavivar a iniciativa lançada pela Federação de Motociclismo de Portugal em 2017, altura em que levou milhares de árvores autóctones às populações mais flageladas pelos incêndios. Agora, a preocupação maior passa por sensibilizar crianças dos concelhos atravessados pelo evento turístico, plantando sobreiros nos recreios das escolas e oferecendo árvores para que os petizes possam ver crescer nos seus terrenos. Espécies autóctones, pois claro, que são acompanhadas por banda desenhada para que os mais novos reconheçam as vantagens de proteger a floresta nacional.

(mais…)

Crianças de Macedo de Cavaleiros apostam nas árvores autóctones

Hoje em Macedo de Cavaleiros, amanhã em Alcains (Castelo Branco), na sexta-feira em Reguengos de Monsaraz e no sábado em Albufeira. Assim se contribui, no terreno como nas mentalidades, para a correta recuperação das áreas ardidas nos últimos anos ao longo de todo o País. É a Campanha Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés, lançada com grande sucesso em 2017 pela Federação de Motociclismo de Portugal, e que agora, durante a 4.ª edição do Portugal de Lés-a-Lés Off-Road, volta a distribuir as árvores mais indicadas para cada região atravessada, apostando forte na sensibilização dos mais jovens. O primeiro sobreiro foi hoje plantado no Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, perante os 250 alunos do Polo 1 que levaram para casa uma árvore para plantar nos seus quintais e terrenos. E foram também brindados com uma banda desenhada, criada para a ocasião, explicando em linguagem simples, as vantagens da reflorestação com árvores autóctones.

(mais…)

Coura, sem paredes

Expectativas cumpridas! Os Moto Galos de Barcelos ofereceram um grande fim-de-semana mototurístico aos 54 participantes oriundos de 5 motoclubes do Minho ao Algarve que, em 34 motos, percorreram as mais deliciosas estradecas do concelho de Paredes de Coura na 17ª edição do seu Moto-Rali, desta vez pontuável para o 22º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP.

Para quem escreve esta linhas, Paredes de Coura oferece as melhores paisagens do Alto Minho, pelo seu bem conseguido esforço de conservação dos carvalhais que envolvem a vila e suas linhas de água. Uma paisagem de qualidade já difícil de encontrar em Portugal. E fica assim logo meio caminho andado para o sucesso de qualquer evento turístico que por aqui se desenrole.

(mais…)

Recuperar a floresta de Lés-a-Lés

Sem deixar cair no esquecimento o drama vivido nos muitos locais afetados pelos fogos florestais de 2017, a Federação de Motociclismo de Portugal volta a levar esperança às populações do interior, ajudando a plantar centenas de árvores autóctones durante a quarta edição do Portugal de Lés-a-Lés Off-Road, evento mototurístico que levará 350 participantes de Macedo de Cavaleiros a Albufeira, com paragem em Castelo Branco e Reguengos de Monsaraz, de 26 a 29 de Setembro, em contacto ainda mais directo com a natureza ao trocar o asfalto das estradas nacionais em prol dos estradões e outros caminhos de terra batida.

(mais…)

FMP