Modalidades

 

Actores juntos na grande aventura

No ano de todos os recordes, comemorando o 20º aniversário com a maior caravana de sempre no mais extenso percurso na travessia do mapa continental, o Portugal de Lés-a-Lés contou com presenças bem notadas da actriz Helena Costa, a cumprir aos comandos de uma enorme Yamaha XTZ 1200 Super Ténéré a segunda presença no evento organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal, bem como dos mais experientes Vítor Norte e Alexandre da Silva. Trio de atores que chegou a Felgueiras de ‘alma cheia’, depois de 1240 km de aventura em viagem à moda antiga, sempre por estradas nacionais, regionais e municipais, fugindo às autoestradas, Itinerários Principais, Secundários e outros sinais de modernidade rodoviária. ‘Capital do Calçado’ que foi Ponto final de memorável jornada mototurística, iniciada em Faro e com passagem por Portalegre e Lamego, onde tudo se aliou para deixar deixa fortes memórias para toda a vida.

(mais…)

Pelo Alentejo verdejante, apreciando Montemor

A 2ª jornada do 22º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2018 decorreu nos passados dias 12 e 13 de Maio, pelo concelho de Montemor-o-Novo. Os entusiásticos e experientes Motards do Ocidente, levaram a caravana que contou com 49 equipas, compostas por 76 participantes, a percorrer interessante trajecto por entre fantásticas e primaveris paisagens alentejanas e típicas aldeias ricas em história, usos e costumes. Viva o mototurismo!

(mais…)

Fecho com chave de ouro em jornada memorável

Foi, para muitos experientes motociclistas, uma das mais espectaculares etapas do Portugal de Lés-a-Lés ao longo dos seus 20 anos de existência. Jornada memorável onde tudo se conjugou em prol de uma perfeição mototurística que deixa fortes memórias para toda a vida. Em dia excelente para a prática da modalidade, ligação fabulosa entre Lamego e Felgueiras encerrou, assim, com chave de ouro a edição comemorativa do 20º aniversário da grande aventura organizada pela Federação de Motociclismo de Portugal, com etapa, a 3ª, que foi verdadeiro regalo para os sentidos. Das deslumbrantes visões do Douro vinhateiro ao paladar das deliciosas cerejas de Resende, do olfato serrano do Marão ao excelente ‘tacto’ do asfalto no Alvão, ou na audição do silêncio à passagem pelas serranias do Barroso. Bom, na verdade o silêncio foi apenas antes da passagem da caravana de todos os superlativos. Porque aí a animação tomava conta do ambiente, despertando aldeias de prolongada letargia, animando de forma sincera e sentida quem poucos motivos descobre para sorrir num dia-a-dia de agruras e dureza.

(mais…)

Caravana em festa de Portalegre a Lamego

No programa nada menos que 392 quilómetros ao longo de 12 horas, com promessas de muitas paisagens serranas e estradinhas ‘trabalhosas’, de exigência recompensada com vistas únicas. Etapa longa e variada, a 2ª do 20º Portugal de Lés-a-Lés, que obrigou os primeiros dos mais de 2100 participantes a arrancar ainda noite escura do centro de Portalegre, pelas 5.30 horas. Com início por deliciosas estradinhas, sem a amplitude cénica das enormes planícies alentejanas é certo, mas entre centenários carvalhais e muros de pedra, como que a preparar a caravana para o que que aí vinha. Trajeto simples, em jeito de leve introdução, que a Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal gizou até Amieira do Tejo, para a primeira paragem do dia. Onde o bolo de canela e o café caseiro, simpatia da Junta de Freguesia, fizeram as delícias dos participantes em pleno castelo, de portas abertas pela Câmara Municipal de Nisa. Naquele que foi também o primeiro controlo secreto do dia, tempo para muitas fotografias às formosas ‘princesas’ do Moto Clube do Porto, de imediato colocadas no Instagram, Facebook e outras redes sociais, aproveitando o wi-fi disponibilizado no Oásis da Brisa. E, sem mais portagens, seguiu a caravana debaixo de tempo agradavelmente fresco, atravessando rios e ribeiros através de obras monumentais, fazendo mesmo um pequeno desvio por pisos de terra, apenas para utilizar a ponte romana de Albarrol, sobre a ribeira de Figueiró, que de romana tem a lenda da fundação, datando a sua construção da época medieval. Bem mais tarde foram feitas as barragens do Fratel, sobre o Tejo, e de Pracana, que represa o rio Ocreza.

(mais…)

Turistas num Algarve muito diferente

 

Dia intenso e muito festivo, com calor humano que fez o sol esconder-se por timidez e reencontros esfusiantes, marcou o arranque do 20º Portugal de Lés-a-Lés, edição de todos os recordes do evento levado a cabo, ano após ano pela Federação de Motociclismo de Portugal com imprescindível apoio de muitos moto clubes associados, autarquias, freguesias e empresas. Fonte de enorme animação, com um colorido único, os mais de 2000 motociclistas em 1800 motos tornaram Faro, uma vez mais, na capital do motociclismo nacional, com a presença nas verificações técnicas e documentais no Largo de S. Francisco, antes da partida para o simpático e relaxado Passeio de Abertura. Confirmado o bom estado dos pneus, luzes e alguns importantes órgãos mecânicos – a segurança sempre em primeiro lugar! – tempo para os primeiros 65 quilómetros de descoberta, com partida e chegada ao palanque instalado no Jardim Manuel Bívar, bem no coração da urbe farense.

(mais…)

Troféu Nacional Moto-Ralis Turísticos começou na Beira-Baixa

Foto de Grupo MR Porto 2018 Penamacor

O Moto Clube do Porto deu início ao 22º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2018 nos passados dias 28 e 29 de Abril, com soberbo e bem planeado passeio mototurístico pela Beira Baixa que contou com forte apoio de várias autarquias. A entusiástica caravana que contou com 63 equipas, compostas por 97 participantes, percorreu ao longo dos cerca de 160 quilómetros que indicava o bem elaborado road-book, uma região repleta de história, gastronomia, usos e costumes e arrebatadoras paisagens. O mototurismo no seu melhor!

(mais…)

FMP