Modalidades

 

Penafiel voltou a celebrar o Dia Nacional do Motociclista

DiaMotociclista

O Largo da Feira em Penafiel voltou, no passado dia 08 de Abril, a encher-se de motos e motociclistas para celebrar a 22ª edição do Dia Nacional do Motociclista. Um dia de grandes emoções!

Com a chuva a aparecer novamente mas com maior intensidade na parte final das cerimónias, foi possível desta vez viver de forma ainda mais intensa as comemorações deste dia tão especial para os motociclistas. Foram vários milhares a participar entusiasticamente, vindos de todo o país e do país vizinho cada vez em maior número que se juntam a nós, para celebrar a vida e lembrar os amigos que já partiram.

(mais…)

Dia do Motociclista: Milhares rumam a Penafiel

 

Um dia de interiorização. Um dia de celebração. Um dia de bênçãos. Um dia de memórias. O ‘Dia dos Motociclistas e das Motos’, dos que cá estão e dos que já partiram.

No próximo dia 8 de Abril os motociclistas e as suas motos vão ter uma vez mais o seu grande dia nas celebrações do 22º Dia Nacional do Motociclista, com a cidade de Penafiel a acolher este momento bem especial para todos os utilizadores da moto e da estrada.

Será uma vez mais a solenidade da “Charanga a Cavalo da GNR” a abrir a procissão do andor de S. Rafael, padroeiro dos Motociclistas e do andor de S. Martinho, padroeiro de Penafiel. Todos os ‘moto clubes’, ‘clubes motard’ e ‘grupos motard’ são convidados a participar nessa procissão com os seus símbolos (bandeiras e estandartes).

(mais…)

Promessas de verde Alentejo para caravana recordista

Em ano de particular relevância histórica, assinalando duas décadas de existência, o Portugal de Lés-a-Lés promete bater, uma vez mais, recordes de adesão e de novidades. As inscrições para o evento da Federação de Motociclismo de Portugal, em www.les-a-les.com, têm prazo de encerramento marcado para 30 de Abril, mas vão fechar mais cedo, estando praticamente esgotado o limite de 1500 participantes. Aventura mototurística cada vez mais internacional que, de 30 de Maio a 2 de Junho vai ligar Faro a Felgueiras, com paragens em Portalegre e Lamego, ao longo de 1160 quilómetros de descoberta e aventura, de paisagens deslumbrantes e riquíssimo património histórico.

(mais…)

FMP e ACAP reuniram no MAI

Representantes da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) e da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) reuniram-se hoje no Ministério da Administração Interna com o Exmo. Senhor Secretário de Estado da Proteção Civil para de uma forma esclarecida e objectiva debaterem a mobilidade, a prevenção rodoviária e a sinistralidade em duas rodas nas cidades e estradas de Portugal.

Manuel Marinheiro em representação da FMP, Hélder Pedro e Filipe Almeida (ambos a representarem a ACAP) debateram com o Exmo. Secretário de Estado os referidos temas e apresentaram os memorandos em anexo com o resumo das respetivas posições e propostas de soluções.

Foi ainda manifestado pelos representantes da FMP e da ACAP a total disponibilidade para colaborar com o governo e demais entidades nas ações de prevenção e formação necessárias a uma melhor e mais segura mobilidade e à redução da sinistralidade.

Descarregar memorandos

Góis recebeu 400 castanheiros para recuperar a esperança

 

LALARVORE

Primeiro passo da campanha Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés, Góis recebeu esta sexta-feira 400 castanheiros para ajudar os habitantes das áreas afetadas pelos devastadores incêndios dos últimos anos na recuperação das zonas ardidas. E foram dezenas as pessoas que, à hora marcada, apareceram no Largo do Pombal, para receber as árvores autóctones doadas pela Federação de Motociclismo de Portugal à Câmara Municipal de Góis, sublinhando o sucesso da iniciativa reveladora da solidariedade de todos os motociclistas. De Norte a Sul do País!

Momento de esperança para populações que viram arder não só a floresta como terrenos de cultivo e mesmo algumas habitações, como as 10 casas atingidas na aldeia do Sobral, mas que, longe de desistir, entregaram-se de ‘alma e coração’ à árdua tarefa de retomar a normalidade de uma vida ameaçada pelas chamas. Resiliência que a FMP fez questão de sublinhar, durante a cerimónia de entrega no centro de Góis, acompanhada de útil explicação de como plantar, cuidar e enxertas estas árvores, em pequena ‘aula’ dada pelo motociclista e produtor de castanheiros da serra da Padrela, Leonel do Adro.

Entrega às pessoas que atempadamente se inscreveram junto da edilidade goiense e que foi acompanhada por folhetos que explicam as vantagens de plantar uma árvore autóctone em detrimento de uma espécie não natural da região, como a maior resistência a incêndios, promoção de solos mais férteis, de nascentes com mais água e melhor qualidade de paisagens e de vida a quem a rodeia. A entrega das restantes 2800 árvores autóctones, dos carvalhos-negrais, sobreiros e azinheiras, aos medronheiros e pinheiros-mansos, passando pelos choupos-brancos, cerejeiras-bravas, bordos e carvalhos-robles prosseguirá, durante o mês de fevereiro, em concelhos de norte a sul do país. Áreas flageladas por incêndios florestais nos últimos anos, de Trás-os-Montes ao Algarve, de Boticas a Silves, atravessados pela última edição do Portugal de Lés-a-Lés Off-Road, em Setembro de 2017.

Fase 2 do ‘Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés’ arranca em Góis

ArvoresLALOR

Cumprindo promessa feita pela Federação de Motociclismo de Portugal durante a 3ª edição do Portugal de Lés-a-Lés Off-Road, começa amanhã, sexta-feira, dia 9 de Fevereiro, a segunda fase da campanha de sensibilização “Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés” com a doação de 400 castanheiros à Câmara Municipal de Góis. Cerimónia que acontece pelas 14h30, no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira – mais conhecido como Largo do Pombal – sendo as árvores entregues de imediato pela edilidade goiense aos muitos munícipes que mostraram vontade em plantá-los nos seus terrenos e quintais.

(mais…)

FMP