O vale do Douro Vinhateiro foi emblemático no final do 17º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW-Michelin da FMP pois foi o cenário do termo da 8ª e última jornada 2013, tal como já tinha sido dos outros dois eventos mais participados do ano.

Desta vez, foi pelo road-book dos Conquistadores Moto Clube de Guimarães (CMCG) que lá foram parar os mais de 100 inscritos em 59 motos – fora a numerosa e competente organização – num moto-rali denominado “Direitinhos à Régua” e que começou na Cidade Berço no início de sábado, 9 de novembro.

Esse mesmo sábado morrinhento, chuvoso e de nuvens baixas, não deixou contemplar devidamente os muitos e bons pormenores que os CMCG deram a conhecer ao longo de 110 km bem sinuosos dos concelhos de Guimarães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Baião, Mesão Frio e Régua.

Outono anti-fotogénico

Páginas e páginas de notas fizeram os mototuristas virar a cada esquina para fugir ao banal, industrial e movimentado, passando em deliciosas aldeias, hortas, bosques e ermidas. Se a Rota do Românico e vale do Vizela já eram agradáveis, a partir do Tâmega e Marco de Canaveses o itinerário ainda ficou melhor. A serra da Aboboreira e seu casario granítico transportaram-nos para uma toada rude e carismática. Começou-se a sentir o outono, os ouriços dos soutos, os medronheiros carregados de frutos vermelhos e gulosos e os carvalhais a mudar de cor.

Mas o céu cinzento, sempre baixo e maçador, não deixava apreciar tudo devidamente. Nem fotografar como se gosta.

O que vale é que estes mototuristas de todo o Portugal Continental estão habituados a isto. Sempre bem dispostos e às molhadas, lá iam seguindo as notas, tirando dúvidas e respondendo a perguntas bem como ultrapassar as tarefas. Como a que a freira e Sr. Bispo nos pediram na Sra da Aparecida: subir e descer a escadaria da igreja com o andor à cabeça sem deixar cair a santa. Fez-se assim a homenagem aos gigantescos andores de mais de 20 metros de altura que dão fama  à Sra da Aparecida. Mas esta vilita de Lousada, para nós, é mais conhecida pelas suas incríveis corridas piratas de motos. E nem uma volta ao circuito demos…

A almoçarada em Baião teria sobremesa no Doce da Teixeira e aperitivo na Adega de Mesão Frio. Não falta nada! Mais umas bifanas aqui e um fígado de cebolada acolá. E pelo meio, o ex-libris do dia: vermos o Sr. Eduardo Cardoso, o verdadeiro bengaleiro, a dobrar um rijo pau de cerejeira sem o partir. Com uma técnica ancestral, dobrou o cabo da bengala à frente dos motociclistas, numa técnica engenhosa e que deixou todos de boca aberta. Sim, àqueles carregados de tablets, câmaras, gps e outros aparelhómetros e que apinhavam a velhinha oficina no meio do monte, em Gestaçô, Baião.

Por estas alturas do ano a noite cai cedo, principalmente em dias destes. E a chegada à Régua fugiu ao escuro, permitindo muito convívio antes do jantar, refeição onde foram sorteados muitos equipamentos motociclísticos e a FMP distribuiu os sete vouchers aos vencedores dos respectivos passeios já disputados deste troféu 2013. Vouchers de 200 euros em equipamentos e acessórios BMW. Vitor Olivença e Filipa Barata receberam um, Fernando e Carla Silva foram para casa com dois e Rui Oliveira e Vera Cardoso, do Góis MC, arrebataram quatro, graças ao “póquer” feito nas últimas jornadas do troféu.

Domingo no subsolo

Se o sábado obrigou a muita condução, o domingo nem deixou as motos aquecer. Uns míseros 11 km foram suficientes para nos deslocarmos à Barragem de Bagaúste e terminar na Quinta de S. Domingos, produtora do Vinho do Porto Castelinho.

A visita à central hidroelétrica construída a montante do peso da Régua demorou hora e meia de sobe e desce de escadarias, túneis apertados e salões tão amplos onde poderia levantar um helicóptero ou fazermos corridas de motos. A barragem é um mundo. Calcorreamos as pedras do antigo leito do rio, agora seco e morto como um cemitério. Vimos as turbinas a funcionar e saímos de novo para a luz do dia.

Mais um brinde e tirou-se a foto de grupo ainda com o paladar do Castelinho.

A almoçarada final correu bem e a entrega de prémios celebrou as caras do costume.

Rui Pinheiro e Olga, do MC Porto, voltaram a ser os mais certinhos como em 2012. Eduardo Cardoso e Fernanda Silva dos Motards do Ocidente e Fernando e Carla Silva, do GAPE, seguiram-se no “pódio” dos que acertaram mais vezes nas muitas questões turísticas e culturais do percurso.

Rui e Vera levam Troféu para Góis

Chegou a vez da Federação distinguir os “mais” de 2013. E o Góis MC já pode dizer que também tem vencedores de moto-ralis turísticos. O Rui Oliveira e a Vera Cardoso controlaram a “pressão” e saborearam o troféu. E mais um voucher BMW, desta vez de 600 euros!

O Fernando e Carla ficaram em segundos e o Vitor Olivença e Filipa em terceiros, num despique saudável que começou em fevereiro, no MR do Clube Varadero Crosstourer.

Este troféu 2013 mostrou ser de retoma, com mais passeios (8) e muitos mais equipas participantes: 311 para as 215 de 2012. Os Conquistadores contribuíram bastante com 47 equipas a participarem ao longo do ano, levando o merecido prémio, à frente do MC Porto com 32, MC Vale do Sousa – uma surpresa – com 31 e CVC com 30.

Quanto a clubes mais pontuados, o MC Porto levou a melhor ao Góis MC.

Refira-se que neste 17º Troféu BMW Michelin, os três passeios que decorreram no Alto Douro Vinhateiro (Porto, Barcelos e Guimarães) tiveram muitos mais participantes que os outros cinco juntos. A região está mesmo apelativa como se congratulou ao microfone o Dr. Manuel Saraivo, da Câmara Municipal do Peso da Régua.

2014 a Norte e Centro

Para 2014 a FMP está a preparar o calendário do 18º Troféu turístico com boas expectativas a centro e norte. O Góis MC quer voltar como organizador, compensando o ano sabático a que se propõe o MC Albufeira.

Clubes organizadores e Comissão de Mototurismo da FMP reunião em breve para tornar cada vez mais apelativa esta tão peculiar forma de passear e conhecer cada vez mais apelativa. Este formato de evento, trabalhoso para uma organização, é o que oferece passeios mais intensos, sem tempos mortos e onde o participante mais aprende.


Excelente final de troféu na Régua


Os mais certinhos e direitinhos do Troféu MR 2013


Início no Centro Histórico de Guimarães.


Início no Centro Histórico de Guimarães


carregar o andor Na Sra da Aparecida


Contrastes em Sobre Tâmega.


Aprendemos a vergar bengalas em Baião


Viva a Cooperativa de Mesão Frio


Vouchers BMW para os vencedores dos 7 MR já disputados


Domingo matinal pelo Douro


Domingo matinal pelo Douro


Visita à Barragem de Bagaúste


No subsolo na Barragem de Bagaúste


Domingo matinal pelo Douro.


Final na Quinta de S Domingos


Pódio do MR Conquistadores 2013

Please follow and like us:
Mototurismo nacional celebrado no Douro
FMP