Modalidades

 

MX das Regiões 2018: Final leva pilotos ao Alqueidão

832d3399-dafe-498c-826b-fcc49e272dec

No fecho de mais uma época de motocross a nível nacional a pista do Crossódromo do Alqueidão recebe no próximo fim‑de‑semana o MX das Regiões, prova onde 4 pilotos de cada um dos seis ‘regionais’ de motocross lutarão pela vitória global.

Nos 1600 metros da pista junto a Torres Novas caberá à formação do campeonato Penta Control defender o ceptro conquistado no passado ano, tendo para isso que bater os representantes do MX Ribatejo, MX Sintra, Troféu Norte, Açores e Madeira num total de seis diferentes equipas que colocarão 24 pilotos a discutir as três mangas que decidem a competição.

(mais…)

MX das Nações: Luis Outeiro no lugar de Paulo Alberto

TeamPortugalMX

Por força de uma alteração de última hora no calendário do campeonato brasileiro Arenacross, que originou a coincidência de uma prova do mesmo com o MX das Nações a realizar no próximo fim‑de‑semana em Red Bud nos Estados-Unidos, Luis Outeiro vai tomar o lugar de Paulo Alberto no seio da equipa portuguesa.

Depois de conhecida a alteração no calendário da competição brasileira, na qual Paulo Alberto lidera a classificação geral da classe mais importante da competição, foram feitos todos os esforços por parte do piloto da própria FMP para que fosse possível manter a presença do piloto de Leiria na selecção lusa, e perante a impossibilidade de ser encontrada a solução a opção foi mesmo convocar Luis Outeiro para o lugar de Alberto, com o jovem campeão nacional MX2 a tornar-se no segundo estreante na competição ao lado de Diogo Graça.

Assim, e ao lado do experiente Rui Gonçalves estarão Diogo Graça, que alinhará com uma 450cc na classe Open, e o jovem Luis Outeiro, na classe MX2. Dois estreantes que terão em Rui Gonçalves um ‘padrinho’ de excepção naquela que é a mais importante prova do MX mundial, a grande festa do motocross.

Selecção MX prepara presença nos EUA

ReadyToStart_MXGP_17_USA_2017

A um mês da realização da 71ª edição do Motocross das Nações, a mais importante prova por equipas da especialidade, estão já seleccionados os pilotos portugueses que vão defender as cores de Portugal na prova a realizar em Red Bud no estado do Michigan nos Estados-Unidos.

Rui Gonçalves, Diogo Graça e Paulo Alberto foram os pilotos seleccionados pelos responsáveis da equipa, com os pilotos de reserva a serem Hugo Basaúla e Luis Outeiro, pilotos que poderão assumir um lugar na grelha de partida se tal fôr necessário. Para reduzir os custos da participação as motos a utilizar por Rui Gonçalves e Paulo Alberto serão alugadas, estando ainda a ser equacionada a mesma opção para a moto de Diogo Graça.

(mais…)

Faleceu Fernando Neves

Neves_Rahier_b

Conhecido por todos os seguidores como um dos símbolos da modalidade, e com dezena e meia de títulos no seu palmarés, o ex-piloto Fernando Neves, natural de Vendas Novas onde residia, faleceu esta segunda-feira. As Suzuki com as cores da Goldoni foram símbolo do MX nacional ao lado do piloto alentejano, conhecido pela sua enorme resistência fisica que o levava a conseguir realizar seis mangas no mesmo dia, todas elas com 45 minutos de duração, tudo numa era onde a força era quase sempre superior à técnica.

Nesta hora difícil para a família de Fernando Neves – cujo funeral se realizará manhã ás 11 horas – a direcção da Federação de Motociclismo de Portugal endereça as mais sentidas condolências, extensíveis a todos os fãs e seguidores de um dos grandes símbolos do motociclismo nacional, que chegou a bater os grandes nomes da modalidade – na foto na frente de Gaston Rahier – no final dos anos 70 e 80 do século passado, tendo igualmente representado as cores portuguesas em provas internacionais, como a Taça das Nações em 1981 ou 1983, ao lado de outros históricos da modalidade, como Jorge Leite, Rodrigo Ribeiro – conhecido como o ‘Arranca Pinheiros’ – José Coutinho, Mário Kalssas ou Miguel Romão.

FernandoNeves

 

 

FOTOS: amotorascheiasdechao.blogspot.com

Carrazeda de Ansiães fecha época

Uma semana depois da decisiva ronda do Alqueidão o Crossódromo Nacional de Carrazeda de Ansiães vai ser no próximo Domingo (17 de Junho) o palco do ‘descer do pano’ nas classes maiores do campeonato nacional de MX.

Com Luis Correia em MX1 e Elite, Luis Outeiro nos Júniores e Rodrigo Luz nos 2Tempos já seguros nas primeiras posições dos respectivos campeonato, a atenção centra-se agora na decisão da classe MX2 onde o grande favorito é Luis Outeiro, que precisa apenas de 16 pontos para se sagrar campeão na categoria naquele que é igualmente o seu ano de estreia entre os nomes mais sonantes da modalidade.

Com 1900 metros de perímetro a pista transmontana será igualmente palco de mais uma etapa do campeonato nacional de Iniciados, liderado por Ruben Ferreira à chegada a esta penúltima ronda do ano. Afonso Gomes é o segundo e Alex Almeida – que se estreou a vencer no Alqueidão, é o terceiro classificado da classe.

(mais…)

Primeiros títulos no Alqueidão

e33350f3-8462-49d2-b8b9-ed7f30558c4b

Num Domingo de céu carregado e alguma chuva a tornarem a terra vermelha do Crossódromo do Alqueidão a penúltima ronda do campeonato nacional de motocross consagrou já os primeiros campeões nacionais do ano 2018.

Naquela que foi a 15ª recepção no icónico traçado ao campeonato nacional de motocross estiveram em pistas as classes MX1, MX2 e Iniciados e no final desta penúltima ronda do ano – o campeonato termina no próximo Domingo em Carrazeda de Ansiães – Luis Correia assinou o seu 16º sexto título nacional, o 12º nas classes séniores, ficando a apenas um do recorde que está nas mãos do flaviense Hugo Santos. Ao vencer as corridas MX1 e Elite Luis Correia estreou-se igualmente a vencer nas categorias principais do campeonato pois anteriormente tinha ganho apenas em MX2.

(mais…)

FMP