Modalidades

 

Jorge Viegas eleito Presidente da FIM

Jorge Viegas é o novo Presidente da Federação Internacional de Motociclismo depois de ter recebido 79 votos em 101 possíveis na assembleia geral anual da FIM que se está a realizar em Andorra.

Com uma longa ligação ao orgão máximo do motociclismo mundial, Jorge Vegas desempenhou vários cargos na instituição tendo sido Presidente da Comissão de Promoção da FIM em 1992 antes de assumir a vice-presidência da mesma em vários períodos entre 1996 e 2014. Foi igualmente em vários momentos membro direcção e na actualidade é um dos membros do TAD (Tribunal Arbitral do Desporto) em Portugal bem como membro do Comité Olimpico de Portugal.

“É uma honra ser eleito Presidente da FIM. É fantástico poder ver que a minha paixão pelo motociclismo me levou a um cargo que me permitirá criar um impacto positivo no desporto. Passei muitos anos trabalhando com e para a FIM e estou certo que teremos em conjunto um futuro bilhante.

Natural de Faro, com um mestrado em Economia (Relações Internacionais) Jorge Viegas iniciou a sua relação com as duas todas quando foi piloto de motocross em 1974, antes de trocar de especialidade e se tornar piloto de velocidade, competindo em alguns GP’s de 250cc e nas 24 Horas de Le Mans. Depois de alguns anos como jornalista foi um dos fundadores da FNM/FMP e o seu primeiro presidente em 1990, tendo sido igualmente presidente do Circuito do Estoril depois de nomeado pelo governo de Portugal para desempenhar o cargo. Jorge Viegas sucede ao venezuelano Vito Ippolito  para ser o 13º presidente da instituição máxima do motociclismo mundial.

Jorge Viegas será o próximo presidente da FIM

xkvwoeq3oifxscsnhknagmwtha2

Depois de Wolfgang Srb ter anunciado a sua desistência como candidato à presidência da Federação Internacional de Motociclismo e também à sua posição como Presidente da FIM Europa Jorge Viegas irá ser eleito como o próximo presidente do orgão máximo do motociclismo mundial. Actual membro do Conselho da Direcção da FIM (desde 2016), Jorge Viegas irá ser eleito no próximo dia 1 em Andorra e aos 61 anos assumirá o lugar de Vito Ippolito, o actual presidente da instituição máxima do motociclismo mundial.

A Federação de Motociclismo de Portugal, o seu presidente, Manuel Marinheiro, a direcção e todos os elementos da sua estrutura congratulam-se por mais este triunfo de Jorge Viegas e também do motociclismo português que terá nos seus próximos quatro anos liderança portuguesa pela primeira vez na sua história.

MX Ribatejo venceu no Alqueidão

Com cinco formações presentes (Troféu Norte, Penta Control, MX Ribatejo, Açores e Madeira) o traçado do Alqueidão acolheu no passado Domingo o Troféu das Regiões onde os qutro pilotos de cada uma das formações lutaram pela vitória da sua equipa.

Com um quarteto ‘de luxo’ a formação do MX Ribatejo apostou forte na conquista do ceptro e acabou por ser mesmo a clara dominadora desta edição do MX das Regiões, onde os detentores da taça, os homens da Penta-Control, ao ficarem sem o concurso de João Barros – sem a moto pronta a tempo de fazer a deslocação ao traçado junto a Torres Novas – a equipa mais um obstáculo a ultrapassar se quisesse vencer pela quinta vez a competição, aos quais se juntou ainda uma aparatosa queda de André Martins logo no arranque dos treinos livres no Sábado. A sorte da equipa estava quase que ‘escrita’ e o caminho estava livre para a concorrência não permitisse a quinta vitória da equipa vencedora em 2017 e que queria também ser a primeira formação a vencer ‘fora de casa’.

(mais…)

MX das Regiões 2018: Final leva pilotos ao Alqueidão

832d3399-dafe-498c-826b-fcc49e272dec

No fecho de mais uma época de motocross a nível nacional a pista do Crossódromo do Alqueidão recebe no próximo fim‑de‑semana o MX das Regiões, prova onde 4 pilotos de cada um dos seis ‘regionais’ de motocross lutarão pela vitória global.

Nos 1600 metros da pista junto a Torres Novas caberá à formação do campeonato Penta Control defender o ceptro conquistado no passado ano, tendo para isso que bater os representantes do MX Ribatejo, MX Sintra, Troféu Norte, Açores e Madeira num total de seis diferentes equipas que colocarão 24 pilotos a discutir as três mangas que decidem a competição.

(mais…)

MX das Nações: Luis Outeiro no lugar de Paulo Alberto

TeamPortugalMX

Por força de uma alteração de última hora no calendário do campeonato brasileiro Arenacross, que originou a coincidência de uma prova do mesmo com o MX das Nações a realizar no próximo fim‑de‑semana em Red Bud nos Estados-Unidos, Luis Outeiro vai tomar o lugar de Paulo Alberto no seio da equipa portuguesa.

Depois de conhecida a alteração no calendário da competição brasileira, na qual Paulo Alberto lidera a classificação geral da classe mais importante da competição, foram feitos todos os esforços por parte do piloto da própria FMP para que fosse possível manter a presença do piloto de Leiria na selecção lusa, e perante a impossibilidade de ser encontrada a solução a opção foi mesmo convocar Luis Outeiro para o lugar de Alberto, com o jovem campeão nacional MX2 a tornar-se no segundo estreante na competição ao lado de Diogo Graça.

Assim, e ao lado do experiente Rui Gonçalves estarão Diogo Graça, que alinhará com uma 450cc na classe Open, e o jovem Luis Outeiro, na classe MX2. Dois estreantes que terão em Rui Gonçalves um ‘padrinho’ de excepção naquela que é a mais importante prova do MX mundial, a grande festa do motocross.

FMP