O feito repetiu-se: Miguel Oliveira voltou a vencer, desta feita no GP da Malásia, e com grande estrondo. Numa impressionante similaridade com a histórica corrida da semana anterior na Austrália, esta que é a segunda vitória consecutiva do piloto almadense na categoria intermédia do Campeonato Mundial de Velocidade – e a oitava da sua carreira – foi, também ela, desenhada desde o arranque; Miguel Oliveira conseguiu o melhor arranque e no final da primeira volta tinha já garantido praticamente 1 segundo de avanço sobre o perseguidor, Franco Morbidelli. Daí por diante, ao longo de 19 voltas, foi ver o astro português da Red Bull KTM Ajo a dar uma aula de pilotagem e a executar com mestria aquele que foi o epíteto de uma corrida perfeita.

O cenário não facilitou, com as temperaturas na Malásia a ultrapassarem os 30°, naquela que já se antevia uma difícil corrida para os pilotos. Volta após volta o piloto português de 22 anos rodou consistentemente nos baixos 2m07s / altos 2m06s, batendo por diversas vezes o seu próprio recorde de volta mais rápida em corrida e ganhando uma estonteante liderança que rondou os 5 segundos para aquele que se sagraria nesta etapa campeão mundial da classe, Franco Morbidelli. Numa prova onde a disputa pela segunda posição apenas teve lugar nas últimas voltas, Miguel Oliveira voltou a impôr distância no seu reinado e a correr numa liga própria, para terminar 2.387s à frente do seu colega de equipa e 2º classificado, Brad Binder. Com mais este feito, o piloto português arrecada novamente 25 pontos, garantindo o 3º lugar no campeonato mundial deste ano.

#44 Miguel Oliveira

“A estratégia inicial não era descolar, sabia que o Franco (Morbidelli) tinha um bom ritmo – o Brad (Binder) também – por isso o plano era manter-me atrás dele, mas assim que vi que consegui adiantar-me um pouco nas primeiras voltas decidi que ia dar tudo para a vitória. Não me poupei, isso é certo, e consegui mais uma grande vitória para a equipa, estou extremamente orgulhoso”.

O próximo e último confronto realiza-se em solo espanhol, circuito de Valência, entre os dias 10 e 12 de novembro.

Classificação

1 – Miguel Oliveira (KTM) com 40min28.955s

2 – Brad Binder (KTM) com +2.387s

3 – Franco Morbidelli (Kalex) com +6.878s

4 – Mattia Pasini (Kalex) com +21.774s

5 – Francesco Bagnaia (Kalex) com +22.086s

Classificação geral do Campeonato:

1 – Franco Morbidelli (Kalex) – 288 pontos

2 – Thomas Luthi (Kalex) – 243 pontos

3 – Miguel Oliveira (KTM) – 216 pontos

4 – Alex Marquéz (Kalex) – 190 pontos

5 – Francesco Bagnaia (Kalex) – 161 pontos

Please follow and like us:
Miguel Oliveira voltou a vencer
Tagged on:         
FMP